Curso de Farmácia da UNIPAC Barbacena promove Barraca da Honestidade

No dia 06/06/17, dentro da programação do curso de Nutrição, o curso de Farmácia da UNIPAC Barbacena propôs uma abordagem da ética, tão importante nos relacionamentos pessoais e profissionais. Para tanto, o curso organizou/montou uma Barraca da Honestidade, com acesso livre para toda a comunidade acadêmica, onde foram disponibilizados produtos alimentícios, principalmente artesanais, para a compra, sem que haja um vendedor. Juntamente com os produtos, devidamente precificados (1,00 real cada), sendo dispostos cofres para que os interessados deixassem o dinheiro e pegassem o produto de interesse. Ao final da “feira”, foi feita a conferência venda x arrecadação para verificação do nível de honestidade do público acadêmico. O resultado foi de 78,82% de honestidade. Engajado nas questões sociais, o curso fará a doação do valor arrecadado com a venda dos produtos doados pelos professores, e por alunos que desejaram, para uma obra social que assiste pacientes oncológicos do Hospital Ibiapaba, ofertando a eles lanche enquanto realizam as sessões de quimioterapia e radioterapia. O evento proporcionou, além da abordagem transdiciplinar, o trabalho multidisciplinar pela atuação conjunta da Nutrição e da Farmácia na promoção da saúde, e interdisciplinar pela interseção de conteúdos de Gestão Ambiental, Toxicologia, Saúde Pública, Filosofia e Sociologia.
A prática veio de encontro a pesquisas da Universidade de East Anglia (Reino Unido) que realizou, em 2015, testes de honestidade em 15 países, sendo que o Brasil ficou em 11º lugar, o que não é motivo de orgulho. Os bons hábitos da honestidade, segundo os pesquisadores, são transmitidos pelos pais e reforçados pela escola.