Atuação pedagógica no combate ao enfrentamento da violência infantil, de raça e de gênero

No último dia 31 de maio, o curso de Pedagogia da UNIPAC Barbacena realizou o Seminário Reflexões. O objetivo foi colocar em discussão a atuação pedagógica e o papel do professor no combate ao enfrentamento da violência infantil, de raça e de gênero no contexto escolar.
Neste sentido, os alunos apresentaram, através da supervisão dos professores do curso, discussões sobre os conceitos de indisciplina, ato infracional e violência na escola, através de todas as suas formas de representação e a interface destas questões com o processo ensino-aprendizagem. Também foram abordadas estratégias que podem ser adotadas em âmbito institucional e na sala de aula no combate às violências explícitas e implícitas. A importância do olhar crítico do professor frente aos recursos didáticos utilizados em sala de aula, também foi destaque. Muitas vezes, esse material demonstra uma possível padronização de sujeitos e mantença de estereótipos sobre determinados grupos sociais. Assim, sendo o professor o agente atuante ele deve estar atento a estas questões.
“Discutir essa temática é ofertar aos profissionais da educação um olhar reflexivo sobre a diversidade existente em sala de aula, em todas as múltiplas apresentações e representações. Considero que o papel dos educadores é também proporcionar, através de uma prática pedagógica humanizada e inclusiva, ações de convivência harmônica no espaço escolar alicerçada no reconhecimento e valorização das diferenças como uma característica da nossa sociedade multicultural. Além disso, é fundamental que o educador fique atento as características apresentadas pelos alunos na escola e que possam estar ligadas a possíveis violências sofridas por estes no contexto social. Muitas vezes, é na escola o primeiro espaço que os alunos costumam demonstrar evidências de violência e que afetam severamente o processo ensino-aprendizagem”, declarou o coordenador do curso, prof. Adriano Nascimento.