Curso de Farmácia do Campus Barbacena realiza seu III Evento do Chá

Que algumas plantas possuem propriedades medicinais já é um fato conhecido da grande maioria da população. Porém, muitas vezes não se sabe utilizá-las adequadamente, por ignorarem essas propriedades e por darem atenção a crendices populares. Assim, o curso de Farmácia, atento às necessidades e interesse da comunidade em geral, realizou, no último dia 7/06, a sua terceira edição do Evento do Chá.
Esse evento tem como objetivo principal elucidar a comunidade, através de estudos, sobre as propriedades das plantas medicinais, tendo em vista a sua crescente utilização, pois o tema tem atraído muitos adeptos, em maior parte naturalistas, mas também é de interesse de autoridades governamentais, discentes e docentes.
Assim, o potencial farmacológico presente nas plantas medicinais é assunto atual e, por isso o curso de Farmácia da UNIPAC Barbacena desenvolveu o projeto cultural Evento do Chá, para proporcionar a seus alunos a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos sobre plantas medicinais.
Nesse sentido, alunos dos 5º e 7º períodos de Farmácia, orientados pelo professor Me. João Vitor Paes Rettore, produziram e apresentaram chás de plantas medicinais para degustação do público, ao mesmo tempo em que informavam sobre suas propriedades medicinais, modo de preparo, uso, cuidados e restrições e como cultivar a planta. Durante o evento os alunos puderam ainda ampliar e integrar seus conhecimentos nas áreas de Química Orgânica, Farmacognosia e Botânica, além de entender um pouco mais sobre o processo saúde/doença e o papel das plantas na evolução do ser humano, com a palestra do professor Dr. José Emílio Zanzirolani de Oliveira.
A professora Ana Maria Ribeiro, coordenadora do curso, disse que: “Esse tipo de evento não só aprimora a formação dos acadêmicos presentes, como também fornece informações de utilidade pública, buscando difundir ainda mais essa área do saber, o que é muito gratificante. Gostaria de agradecer a presença de todos os participantes, organizadores, alunos e professores, e também ao convidado da noite, professor Dr. José Emílio Zanzirolani, que tanto nos acrescentou”.