Curso de Enfermagem de Barbacena realiza a Cerimônia da Lâmpada

A Cerimônia da Lâmpada, tradicionalmente realizada nos cursos de Enfermagem, rememora os valores e ideais da enfermeira italiana, radicada em Londres, Florence Nightingale (1820-1910), que é considerada a precursora da enfermagem moderna. Sua mais famosa atuação foi a dedicação aos feridos na Guerra da Criméia, quando soube das más condições em que se encontravam, ela treinou outras 38 enfermeiras para atuarem nos campos de batalha. À noite, ela utilizava uma lâmpada para visitar os pacientes. Por este motivo, os soldados a chamavam de “Dama da Lâmpada”, o que se tornou o símbolo do curso, transformando-se na representatividade da Enfermagem. A chama de fogo contém simbolismo milenar e a passagem da lâmpada de um acadêmico para outro demonstra a continuidade da assistência de enfermagem através dos conhecimentos técnicos, científicos, éticos e humanísticos, para os estudantes que estão terminando o curso.
Devido à tradição, no aspecto cultural é um dia especial para os futuros enfermeiros e, neste ano, a Cerimônia da Lâmpada aconteceu na noite de 1º de junho, durante o encerramento da X Semana de Enfermagem e contou com a participação dos acadêmicos do 7º e 9º períodos e seus familiares. Também estiveram presentes os professores, diretores e coordenadores. Por um ano, os acadêmicos do 7º período serão os guardiães da Luz da Sabedoria, que representa o cuidado e a humanização do enfermeiro para com os pacientes, representada em forma de lamparina repassada pelos acadêmicos ano após ano para que se lembrem continuamente da arte de cuidar.
Ao final, os acadêmicos sentiram-se emocionados devido ao simbolismo do momento, e a coordenadora do curso, professora Patrícia Melo, preparou um vídeo de agradecimento, https://www.youtube.com/watch?v=2a-CC-8WjEc&t=11s, para homenagear os alunos durante a Cerimônia, lembrando a importância de cada um deles.