Semana da Enfermagem abordou temas da atualidade e de interesse dos futuros profissionais

O curso de Enfermagem do Campus Barbacena promoveu de 29 de maio a 1º de junho a sua X Semana, proporcionando aos seus alunos a oportunidade de realização de atividades acadêmicas, científicas e culturais, sendo esta uma tradição do curso.
Durante toda a semana o Campus foi mobilizado para as atividades que aconteceram diariamente, com programação diversificada durante todo o dia, quando foram oferecidas palestras, mesa redonda, oficinas práticas, simulação de trauma com arma branca e, no encerramento, a Cerimônia da Lâmpada, tradicional na Enfermagem em homenagem à Florence Nightingale.
A Semana da Enfermagem do Campus Barbacena é uma semana dedicada ao aprofundamento do conhecimento através de convidados que vêm trazer aos discentes suas experiências de trabalho e tem como objetivo principal a reflexão sobre a ética, direitos humanos, procedimentos em saúde e na pesquisa, orientação e conscientização quanto à importância da responsabilidade individual e coletiva do papel do enfermeiro na sociedade e resgate dos aspectos históricos e culturais da Enfermagem no Brasil. Também evidencia a importância da integralização, a promoção da interdisciplinaridade e multidisciplinaridade, além do fomento a cultura e a educação diversificada no âmbito da Enfermagem.
 Vários profissionais da saúde são convidados para que possam oferecer aos discentes e egressos aprendizagem extracurricular em temas fundamentais para a formação do enfermeiro.
Essa semana de estudos também é importante para aproximar o público alvo da instituição e mostrar o real papel da universidade aos discentes, enfermeiros da região, egressos e docentes, estimular a integração, saúde, a responsabilidade do discente e o seu papel na qualidade de vida e bem-estar da comunidade, além da possibilidade de interação dos profissionais da área de saúde de Barbacena e egressos, com a comunidade acadêmica.
Na terça-feira dentro da palestra Atuação do Enfermeiro perante o Trauma Grave o destaque foi para a simulação realística de trauma com arma branca, que surpreendeu alunos e convidados durante a apresentação.
O vídeo pode ser conferido no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=eN3hPmCTCEA&t=16s . Todo a produção foi preparada pelos alunos do 9º período de Enfermagem sob a supervisão do prof. André Herácleo.