Exposição Fotográfica “Os saberes na Atenção Primária”

Na noite de 27/06 aconteceu na Clínica Escola Vera Tamm de Andrada a Exposição Fotográfica – Os Saberes na Atenção Primária, a partir das vivências dos alunos do 7º período de Fisioterapia dentro do estágio “Fisioterapia na Atenção Primária em Saúde”, com apoio das coordenações do curso e da Clínica Escola.
A prof.ª Priscylla Knopp, idealizadora da proposta, é a supervisora do referido estágio e durante as atividades práticas dos alunos ela os fotografou em diferentes circunstâncias e momentos de atuação. Ao final do estágio as fotos foram compartilhadas com os discentes e cada um realizou um processamento teórico-prático a respeito da vivência escolhida na imagem. Para isso, além da imagem, produziram um texto curto sobre sua experiência, fundamentados no aporte teórico específico do estágio e das disciplinas correlatas da graduação.
“O uso da fotografia como estratégia de ensino, pesquisa e extensão no campo da Saúde Coletiva apresenta-se como uma importante alternativa didática. A emoção, expressa pela linguagem fotográfica, constitui-se um mecanismo de aprendizado para os alunos (re)significarem suas experiências sobre atuação fisioterapêutica. Esta exposição fotográfica apresenta a atuação dos alunos do 7º período de Fisioterapia no estágio supervisionado da UAPS Guido Roman. As imagens retratam o cenário de estágio em Atenção Primária à Saúde (APS) e evidenciam as apreensões dos alunos acerca dos saberes desenvolvidos a partir da interação entre eles, gestores, profissionais e a própria comunidade local”, disse a prof.ª Priscylla Knopp sobre a experiência que emocionou a alunos, professores e visitantes.