Projeto Alimentação Saudável, do curso de Nutrição da UNIPAC Barbacena

Por iniciativa dos nossos alunos, Janaina Resende e Rubens Barbosa, sob a orientação do professor Alan Barra, em 2015 foi idealizado o projeto intitulado “A Importância da Educação Nutricional para o Público Infantil na Escola”, e os acadêmicos fizeram oficina sobre Alimentação Saudável para os alunos de uma escola pública de Campolide, distrito de Antônio Carlos. Atendendo aos nossos compromissos sociais, o curso de Nutrição institucionalizou o “Projeto Alimentação Saudável” nas escolas de ensino fundamental e nas creches, com o objetivo de inserir bons hábitos alimentares. Hoje, em 2017, expandindo nossos compromissos com a Educação Nutricional, nossos acadêmicos do quinto período de nutrição, na disciplina Estágio Social, desenvolveram nova oficinas que estão sendo aplicadas nas escolas e creches, firmando nosso compromisso social. Atualmente foram idealizados quatro novos projetos sob a orientação da profa. Suely Baumgratz, sendo: Conhecendo as Frutas e sua Importância na Alimentação Saudável, Alimentação Saudável e Incentivo ao Consumo de Água, A Importância da Alimentação Saudável desde a Infância e Educando Escolares sobre Alimentação Saudável.
Cada um dos temas foi trabalhado em uma escola diferente e os alunos foram trazidos ao laboratório de nutrição da UNIPAC Barbacena, onde as condições de aprendizagem são melhor adequadas e eles podem manusear todo o material em segurança, sob a supervisão de profissionais e acadêmicos. A experiência da prática consequentemente fixa o aprendizado, por isso a importância dessa visita.
O tema “Conhecendo as frutas e sua importância na alimentação saudável” foi levado aos alunos do  1º ano do ensino fundamental do Centro Educacional O Pequeno Polegar;  já a “Alimentação Saudável e o Incentivo ao Consumo de Água” foi trabalhado com os alunos do 3° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Humberto Candian; no Centro de Educação Infantil Oswaldo Furtado, os alunos do 2° período da educação infantil conheceram a “Alimentação Saudável desde a infância”; e na Escola Estadual Gabriela Ribeiro Andrada; o tema “Educando Escolares sobre Alimentação Saudável” foi abordada para os alunos dos 1º e 2º períodos da educação infantil.
Assim, a UNIPAC mais uma vez cumpriu seu papel social levando informação, orientação e conhecimento à sua comunidade, trazendo-a também para vivenciar experiências dentro da Instituição, permitindo também essa vivência prática aos seus acadêmicos.