Projeto de pesquisa oferta Formação Continuada para Professores Alfabetizadores da Rede Pública de Ensino.

Através de um projeto de pesquisa relacionado ao trabalho pedagógico pautado nos preceitos da consciência fonológica, orientado pelo professor e coordenador do curso de Pedagogia, prof. Adriano Nascimento, a aluna Eloar Silva, matriculada no 8º período do referido curso, tem desenvolvido oficinas sobre a proposta de trabalho de Alfabetização e Letramento para professores da rede pública de ensino de Correia de Almeida – distrito de Barbacena.
Sobre o desenvolvimento do trabalho que vem sendo realizado por Eloar, ela declarou: “Sinto-me imensamente honrada em ter a possibilidade de aplicar na prática, no meu distrito/localidade, conhecimentos que tenho adquirido na Universidade para que possam ser transformadores do cenário educacional. Ter a possibilidade de ofertar oficinas para estes professores tem acrescido imensamente minha formação pessoal e profissional, além de enriquecer o meu trabalho de pesquisa. O feedback que tenho dos docentes da escola me faz ter a certeza de que escolhi o curso certo e que meu trabalho de iniciação científica está tendo retorno social. É imensamente rico saber que posso contar com o apoio dos professores do curso para me auxiliarem nesta proposta. Estou muito feliz”.
A aluna tem um calendário de propostas de atuação e de oferta destas atividades de pesquisa e extensão na localidade que tem sido acompanhada e orientada pelos professores e pela coordenação do curso, que ressaltou a relevância do projeto: “Contribuir com o desenvolvimento educacional local e regional é uma das principais funções de um curso de formação de professores, como também para as propostas com trabalhos de iniciação científica. A integração de um curso superior com a rede pública de ensino fortalece ambas as instituições. De um lado a instituição formadora cumpre o seu papel no que tange a tríade que caracteriza uma Universidade. Por outro lado, as unidades de ensino, nos possibilitam conhecer profundamente a realidade do ensino e aceita, com grande apreço, trocar conhecimentos para intervir e modificar determinadas realidades”.